
A travessia Petrópolis – Teresópolis tem 40 km de extensão, e geralmente é feita em três dias de caminhada, com dois pernoites. A trilha começa na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Petrópolis, que fica no distrito de Corrêas. O primeiro dia de caminha leva ao Pico do Açu, com mais de 2000 m de altitude. A trilha até o Açu dura entre 5 e 8 hrs, e é extremamente desgastante, com trechos bem íngremes.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O segundo dia de trilha é a travessia propriamente dita, quando se caminha do Pico do Açu ate a Pedra do Sino. A paisagem é incrível e pode-se observar a Serra dos Órgãos em sua plenitude, já que boa parte da caminhada que dura o dia inteiro é feita acima dos 2 mil metros. O terceiro dia de trilha é o mais fácil, já que o caminho é todo feito em descida, da pedra do Sino até a sede do Parque Nacional em Teresópolis.
A melhor maneira de se fazer a travessia é contratando um guia experiente que conheça a região. A travessia deve ser feita entre os meses de maio e setembro. Toda a operação exige uma logística detalhada, já que não existe abrigo no primeiro pernoite, sendo necessária a utilização de equipamentos especiais para o frio intenso. Não é uma trilha recomendável para iniciantes ou para pessoas sem um bom preparo físico.